NOVIDADES E DICAS PARA SUA EVOLUÇÃO DIÁRIA

Açúcares e seus substitutos: conheça as opções.

Qual diferença entre açúcar refinado, mascavo, orgânico e cristal?

As principais diferenças existentes estão na cor, gosto, e composição nutricional de cada tipo. A regra básica entre os quatro tipos de açúcares é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar mais vitaminas e sais minerais ele tem e mais perto do estado bruto ele está.

A cor branca do açúcar significa que ele recebeu aditivos químicos no último processo de fabricação. Para mudar seu aspecto e gosto, a maioria de seus nutrientes é retirada.

Açúcar Orgânico:

O açúcar orgânico é produzido sem adubos ou fertilizantes químicos. Do plantio à industrialização não recebe nenhum ingrediente artificial.

Qual tipo de açúcar é mais maléfico a saúde?

De todos os tipos de açúcares disponíveis, o refinado é o que traz mais problemas à saúde. O consumo excessivo deste produto pode causar mais problemas que as bebidas alcoólicas e até mesmo o cigarro. O mesmo é responsável pelo envelhecimento das células causando doenças como a diabetes, obesidade, câncer e Alzheimer.

Conheça alguns substitutos do açúcar refinado:

  • Mel: Além de ser um adoçante natural, o mel contém diversas propriedades medicinais como antioxidantes que ajuda na digestão e na imunidade do corpo entre outros.
  • Maple Syrup: O Maple é um tipo de melaço retirado do tronco de árvore canadense, esta calda é repleta de vitaminas e minerais como zinco, magnésio, além de antioxidantes.
  • Açúcar de Coco: O açúcar de coco é extraído do néctar das flores da palma de coco, que é aquecido e vira um caramelo, depois de frio o caramelo é triturado até chegar a pequenos grãos que lembram o açúcar. Ele tem baixo índice glicêmico, são ricos em vitaminas B1, B2, B3, B6, zinco, magnésio, ferro e potássio.
  • Melaço: é um subproduto da cana de açúcar, com baixo índice glicêmico, rico em cálcio, ferro, cobre, entre outros que contribui para o crescimento de cabelos na coagulação do sangue e no combate a anemia.
18.05.2018

Postado em DICAS

Dê dua opinião