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Articulações e Cartilagem: como protegê-las?

A articulação é a junção entre uma ou mais peças esqueléticas sejam eles ossos ou cartilagem. A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações protegendo-as.

articulações

Proteja suas articulações:

Quando fazemos exercícios independentes de qual seja, movimentamos várias áreas do corpo como o osso os músculos e a articulação. Dependendo da maneira que você se exercita você movimenta várias partes do corpo ao mesmo tempo podendo sofrer com este ou aquele exercício.

Saiba como proteger suas articulações durante os exercícios e atividades diárias:

  • Mantenha sempre uma boa postura durante o exercício;
  • Uma alimentação correta também influencia nas articulações;
  • Não exagere nas atividades físicas tenha orientação de um médico ou especialista;
  • Durante o exercício evite sobrecarga com período de exercícios e tempos de descanso;
  • Não deixe de fazer exercícios.

Dores nas articulações durante o exercício.

Uma queixa frequente dos praticantes de exercício físico são as dores nas articulações. Ao sentirem essas dores, muitas pessoas acreditam serem lesões, o que na verdade pode ser difícil se o exercício for feito de forma adequada. Estas dores podem ser um alerta de seu corpo para que tenha uma maior atenção com sua nutrição, pois os tecidos necessitam de certos nutrientes para se manterem saudáveis.

Efeitos dos exercícios físicos sobre a cartilagem articular:

A função primaria da cartilagem são absorção e redistribuição das forças biomecânicas aplicadas à articulação através das atividades do dia a dia. Os exercícios físicos podem ser benéficos na redução da dor e melhora das funções. No entanto, cargas excessivas de exercícios podem conduzir a uma piora da dor. Todo tipo de exercício deve ser feito sobre a orientação de especialistas para que não ocasione problemas futuros.

Veja alguns erros mais frequentes que acontecem durante um treinamento:

  • Não estabelecer um objetivo;
  • Dar mais importância à quantidade do que qualidade;
  • Achar que os exercícios só funcionam quando causam dor;
  • Execução errada;
  • Focar em apenas alguns músculos;
  • Utilizar carga inadequada.
25.05.2018

Postado em DICAS

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