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suplemento whey proteina

PROTEÍNA CONCENTRADA, ISOLADA E HIDROLISADA

Para os atletas e os iniciantes da prática esportiva, é comum surgir à dúvida de qual suplemento de proteínas é ideal. Isso, levando em conta os vários tipos existentes no mercado.

Por isso, pensando em sanar as dúvidas dos nossos clientes, a Suplementaria descreve abaixo as principais diferenças entre as proteínas concentradas, isoladas e hidrolisadas.

O que é proteína Whey?

Para que você possa entender melhor, a proteína Whey é extraída do soro do leite, sendo considerado um subproduto da fabricação de queijo.

Esse soro possui alto valor biológico, é solúvel em pH ácido proporcionando rápido esvaziamento gástrico e contém BCAAs (aminoácidos ramificados).

Estudos científicos mostram que o consumo de whey pode trazer muitos benefícios.

Dessa forma, o whey proteína é um suplemento muito utilizado pelos adeptos da prática esportiva.

Entre os benefícios estão:

  • Reparação e construção de tecidos (inclusive o tecido muscular)
  • Aumento de força
  • Produção hormonal
  • Fortalecimento do sistema imunológico

Assim sendo, para separar as proteínas do leite podem ser utilizados diferentes processos químicos. E com isso, é possível obter diversos tipos de soro do leite.

Esses tipos não apresentam diferenças nutricionais. Entretanto, apresentam uma diferença no nível de contração proteica, no custo e ainda, no tempo de produção.

diferença de proteínas

Através desses procedimentos são fabricadas as proteínas:

  • Concentradas
  • Isoladas
  • Hidrolisadas.

Veja as características de cada uma delas:

As proteínas Whey Concentrada

A Proteína Whey concentrada não é considerada a proteína mais pura.  Isso por passar por um processo mínimo de filtragem durante o seu processamento. Ela contém lactose, gorduras, carboidratos e minerais.

Devido ao processo mínimo de filtragem, conservam-se mais frações benéficas da proteína do soro. É recomendada para quem está em dieta de redução calórica e foco em ganho de massa muscular.

Quanto ao valor, é mais econômica entre as demais.

As proteínas Whey Isolada

A proteína Whey Isolada concentra 90% de proteína em sua composição chegando a 100% de pureza.

Para se obter esse tipo de proteína, o soro é passado por processos mais rígidos de filtração. Por onde é eliminado o colesterol, gorduras, lactose e hidratos de carbono, aumentando, assim, o nível de proteína.

Ainda mais, além de ser considerada uma proteína completa, possuindo todos os aminoácidos necessários para uma dieta, é isenta de carboidratos, auxiliando na definição e na construção muscular.

As proteínas Whey Hidrolisado

Tanto as proteínas concentradas quanto as isoladas podem ser hidrolisadas.

O processo de hidrólise consiste na quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos químicos ou enzimáticos. Dessa maneira, torna a absorção mais fácil e completa pelo organismo.

    Alimentação saudável em Idosos

    Os idosos, com o avanço da idade,  é natural que percam a massa muscular progressivamente. Além disso, caso sejam pessoas sedentárias, esse processo tende a se acelerar em idosos.

    Com a perca dos músculos, os idosos ficam suscetíveis a:

    • Diminuição na força para realizar as tarefas do cotidiano
    • Diminuição na proteção dos ossos e das articulações.

    A perca da massa se deve a dificuldade do organismo das pessoas mais idosas de transformar as proteínas dos alimentos ingeridos em massa muscular.

    Essa dificuldade aumenta ainda mais nas mulheres, pois habitualmente as mulheres já possuem menos massa no corpo.

    Transformações da massa magra

    Composta pelo tecido ósseo, água corporal e proteína muscular, a massa magra é um dos componentes mais nobres do corpo humano. E, com o passar dos anos esses elementos vão diminuindo.

    Com o envelhecimento, a massa muscular sofre algumas transformações como:

    • Atrofia e perda das fibras musculares
    • Infiltração de gordura entre as fibras tornando os músculos flácidos.

    Aliado à isso, diferente dos benefícios da perca de peso entre jovens e adultos, os idosos tem que redobrar a atenção ao emagrecimento, pois leva a redução progressiva da força muscular.

    Alimentação Saudável

    Ao contrário do que se pensa, há uma dificuldade imensa em implementar uma dieta saudável e balanceada na vida dos idosos.

    Devido há muitos anos com seus hábitos, mudá-los de forma repentina tem sido tarefa difícil para os profissionais da saúde.

    Pessoas com mais de 60 anos evitam verduras e legumes.

    Os idosos passam a ter o famoso hábito de “beliscar” mais e reduzir a quantidade de alimento nas principais refeições do dia. Além do mais, adoram guloseimas, resumindo, os idosos não se alimentam de forma adequada.

    Mas existem algumas explicações para esses hábitos como, por exemplo, a perca de apetite e de papilas gustativas, o que resulta que os alimentos naturais sejam tratados como “sem sabor”.

    Para que se obtenha sucesso em alimentar bem os idosos é necessário reforçar a ideia de que as principais refeições são essenciais, além de diminuir o hábito de “beliscar” e aumentar a ingestão de alimentos que são fontes de proteínas.

    Saiba a importância de consumir barras de proteínas

    Whey Protein para idosos

    Para solucionar o déficit de proteínas com o avanço da idade, a ingestão de Whey pode ser uma ótima solução.

    O Whey Protein é fonte riquíssima em proteínas e aminoácidos essenciais.  Auxiliando a melhorar o status ósseo e a perca de gordura. Ademais, pode dar suporte à saúde em virtude de suas características, como:

    • Antioxidante
    • Capacidade de reduzir a pressão arterial
    • Reduzir o colesterol
    • Fortalecer a função imunológica.

    Mas antes de ingerir Whey Protein, é necessário que se consulte um especialista da saúde para que seja indicado a melhor opção aos idosos.

    Ademais, a  Suplementaria dispõe de suplementos ricos em proteínas que promovem melhor sustentação, como o colágeno, por exemplo. Não deixe de conferir!

    Esperamos que esse artigo tenha sido útil, até a próxima!

      14.06.2019

      Postado em ALIMENTAÇÃO, Proteína

      Sabemos que para alcançar o sucesso em suas atividades físicas é necessário obter qualidade nutricional junto com o apoio de suplementos alimentares.

      Quem pratica atividades físicas rotineiramente, é recomendado que se faça entre 5 e 7 refeições diárias.

      Seguir uma dieta balanceada é fundamental para:

      • Aumentar a absorção dos nutrientes pelo seu organismo
      • Aumentar a taxa metabólica
      • Estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

      Por isso, para lhe auxiliar nessa dieta balanceada, as barras de proteína é um suplemento conveniente, por ser uma fonte rica de proteína de fácil acesso, além de ser saborosa.

      Além disso, as barras de proteínas são suplementos alimentares com a função de complementar a alimentação diária. Com isso, supre os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo que às vezes o individuo não ingere nas refeições do dia-a-dia.

      É recomendada para aumentar a ingestão de proteínas que por consequência trás vários benefícios como reduzir a fome, perda de gordura e melhorias na saúde.

      Quando comer barra de proteína

      As barras de proteínas é uma boa opção para substituir os lanches entre as principais refeições (café da manhã, almoço e janta) ou também podem ser ingeridas junto com as refeições para suprir a deficiência de alguns nutrientes como a proteína.

      Composição da Barra de Proteína

      A maioria das barras de proteína possui em sua composição proteína, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e outros ingredientes funcionais.

      As melhores barras do mercado possui a combinação de proteína do soro de leite e proteína da soja.

      As proteínas do leite auxiliam a:

      • Reduzir o apetite
      • A pressão arterial
      • Regula a glicose
      • Reduz a gordura do corpo
      • Aumenta a massa muscular magra.

      Já as proteínas da soja auxiliam na diminuição do colesterol ruim e triglicérides.

      A diferença entre Barra de Proteína e Barra de Cereal

      No mercado de suplementos, a barra de cereal se destacou primeiro, por ser encontradas mais fáceis, como em supermercados, e serem mais baratas.

      Mas a diferença entre elas se destaca em seus ingredientes. As de cereais é composta basicamente por xarope de glicose, cereais (podendo ser integrais ou não), frutas e podem até conter chocolate.

      Por outro lado, as barras de cereais possuem uma boa quantidade de fibras. Porém, têm um teor calórico muito baixo se comparado às barras de proteínas.

      Ambos servem para complementar uma dieta equilibrada, substituindo os lanches entre as refeições. Entretanto, para adquirir energia para atividades físicas a barra de proteína é a mais indicada.

      Mas lembre-se: nenhuma das duas terá os seus benefícios ativos senão forem conciliadas a uma dieta saudável e atividades físicas. Além de não ser indicadas para substituir as principais refeições do dia.

      Confira algumas barras de proteínas disponíveis no site da Suplementaria

      barra de proteina

      Wafer Protein Bar Veganpro Bar Whey bar
        26.04.2019

        Postado em EMAGRECIMENTO, Proteína

        caseína

        A caseína é encontrada no leite fresco, correspondendo aproximadamente a 80% das proteínas do leite.

        Ação:

        A princípio, ela pode-se manter ativa no estômago por até 7 horas, isso se deve pelo fato da caseína ser sensível ao pH no ambiente ácido do estômago fazendo que sua absorção seja prolongada.

        Como Usar:

        Sobretudo, o melhor horário de consumo é antes de dormir já que ficaremos muitas horas sem ingerir alimentos. Outro horário também adequado é quando acordar.

        Ademais, quanto à quantidade a ser consumida, irá depender de suas necessidades de consumo de proteína. A propósito, todos os produtos apresentam na embalagem quanto se devem consumir.

        Benefícios da Caseína:

        • Nível de Glutamina elevado que ajuda os músculos durante o treinamento
        • Maior absorção de Proteínas
        • Estimulo para o treinamento
        • Efeito Anticatabolico no músculo
        • Rica em cálcio
        • Ajuda na queima de gorduras
        • Alto Nível de Saciedade
        • Alto Teor de Glutamina, Tirosina e Arginina.

        Fontes Naturais:

        O Leite e seus derivados são as principais fontes da Caseína. Ainda, um bom lanche antes de dormir visando ganhar massa magra, seria um sanduíche de pão integral com queijo. Observa-se, ainda, que os leites de soja não contêm caseína.

        Características da Caseína:

        • Evita o catabolismo noturno
        • Obtém liberação gradual
        • Tem uma proteína muito boa
        • Possui um bom valor biológico

        Contraindicações:

        Pessoas com intolerância a lactose pode sofrer alguns efeitos colaterais como gases e inchaço. Pessoas que se exercitam somente por lazer não é recomendado o uso, pois um uso sem orientação e exercícios regulares pode ocasionar problemas. O uso excessivo do produto além da medida padrão pode causa náuseas, diarreias e vômitos.

        Qual Diferença entre a Caseína e o Whey Protein?

        Os dois suplementos são derivados do leite. Entretanto, o Whey Protein possui absorção mais rápida e seu uso é recomendado imediatamente depois dos exercícios físicos. Em contrapartida, a Caseína possui uma absorção mais lenta, trazendo um fluxo constante de aminoácido. Assim, quando consumida entre as principais refeições e antes de dormir.

          01.03.2019

          Postado em ACADEMIA, Proteína

          A barra proteica Carnivor Bar combina o poder da proteína isolada de carne bovina com outras fontes de proteína da mais alta qualidade. Entre elas a proteína do soro de leite e a proteína concentrada do leite.

          Benefícios:

          • Consuma a qualquer hora do dia
          • Auxilia na construção muscular
          • Substitui uma refeição
          • Fonte de BCA’As
          • Fonte de Creatina
          • Tira a vontade de comer doce

          Recomendações:

          Crianças, idosos, gestantes e portadores de qualquer enfermidade consultem um médico ou nutricionista.

          Curiosidades…

          Carnivor bar foi a primeira barra de proteína do mundo a adicionar a proteína de carne isolada em sua fórmula.

          Ademais, Carnivor bar é uma barra proteica deliciosa e macia que fornece 30g de proteínas derivadas de fontes primárias responsável pela construção muscular. Assim sendo elas:

          • Carnivor proteína de carne isolada
          • Whey Protein concentrado
          • Proteína do leite concentrada

          Modo de consumo:

          Como também, Carnivor Bar pode ser consumido em qualquer horário dia sendo uma ótima opção para quem faz dieta e se preocupa em manter a saúde e a forma física.

          Barra de Proteína x Barra de Cereais:

          Entretanto, não se confunda. As barras de proteína e cereais são consumidas pelos praticantes de atividade física e por pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável.

          Porém, a grande diferença que existe entre as duas são em seus ingredientes. Logo que, as barras de cereais são compostas basicamente por xarope de glicose, cereais integrais, frutas, castanhas e podem conter chocolate.

          Em valor calórico as barras de cereais são bem baixa comparada a barrinha de proteína, porém apresentam uma boa quantidade de fibra.

          Enquanto que a barrinha de proteína são elaboradas por ingredientes mais selecionados como a proteína do soro do leite. Tanto que, geralmente contém um valor mínimo de proteína e carboidrato em cada barrinha e uma quantidade um pouco menor de gordura.

          Contudo, o grande propósito é garantir uma boa quantidade de proteínas nas refeições mais leves. As duas barrinhas são ideais e leves, pois aliam qualidade nutricional e podem saciar a fome onde estivermos.

            17.01.2019

            Postado em ALIMENTAÇÃO, Proteína

            As barras de proteínas surgiram com o intuito de complementar a alimentação diária. Elas oferecem uma maneira de aumentar sua ingestão diária de proteína e desfrutar os benefícios. Reduzem a fome e a perda de gordura com uma dieta rica em proteínas. Além de dar uma forcinha no crescimento da massa muscular, podem enganar a gula para doces.

            Qual a função das Barras de Proteínas?

            Elas são eficientes para substituir os lanches e também complementar uma refeição em alguns nutrientes, como nas refeições que são carentes de proteína.

            A qualidade nutricional e de suplementação são a chave para alcançar o sucesso atlético e físico. As barras de proteínas ajudam a fornecer essa nutrição a seu organismo oferecendo nutrientes essenciais que seu corpo precisa, sendo uma fonte de proteína fácil e rápida.

             Vantagens das Barras de Proteínas:

            • Podem substituir por algum momento as proteínas que poderiam ser consumidas em uma refeição;
            • Praticidade para armazenar e carregar;
            • Diversos sabores;
            • Preços acessíveis;
            • Fonte de Proteínas;
            • Diminuem a vontade de comer doces;
            • Auxiliam o ganho de massa magra.

            As Barras de Proteínas ajudam na redução de peso?

            Sim! Se consumirmos as barras corretamente sua digestão será mais lenta, assim aumentando a saciedade.

            Como consumir as Barras de Proteínas?

            O consumo das barras de proteínas é adequado para quem pretende perder peso e por atletas que necessitam de uma fonte maior de proteínas. Podem ser consumidas em qualquer horário do dia de preferência no intervalo entre as principais refeições.

            Como é sua composição?

            Geralmente contém proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, e minerais. Algumas proteínas contém uma mistura de proteínas do soro de leite e proteínas de soja.

            Crianças e Adolescentes podem consumir Barras de Proteínas?

            Sim! Se você busca uma alimentação mais saudável a seu filho, opte por uma barrinha de proteínas nos intervalos da escola. Evite as cantinas que é um perigo para desregular uma alimentação saudável, com fritura, doces, salgadinhos e refrigerantes.

              02.07.2018

              Postado em ALIMENTAÇÃO, Proteína

              proteínas para crianças

              Proteínas para crianças: você sabia que é nos primeiros 5 anos de idade 85% do cérebro se desenvolve?

              Por isso, é nessa fase que devemos cuidar de nossos pequenos e ter muita atenção com a nutrição.

              As proteínas, por exemplo, exercem um papel fundamental para assegurar a saúde e bem estar dos pequenos, com inúmeras funções.

              Importância da proteína na gravidez!

              Os principais benefícios das proteínas para crianças incluem:

              • Construção e reparação de tecidos do corpo, um grande fornecedor de energia para o pique do dia a dia da criançada
              • Ajudam na formação de anticorpos para combater infecções, sendo um ponto muito importante para essa idade.

              Em fase de crescimento sem as proteínas necessárias no corpo, às crianças podem apresentar até um retardo de capacidade mental.

              As proteínas para crianças colaboram também na:

              • Manutenção da elasticidade do corpo
              • Fortalecimento das unhas e cabelos
              • Fortalecimento da viscosidade do plasma sanguíneo.

              Dessa forma, a falta de proteína para crianças pode ocasionar problemas futuros como:

              • Degradação do tecido
              • Deficiência no funcionamento de órgãos e até falência múltipla deles.

              Saiba as diferenças das proteínas

              Proteínas para crianças atletas

              proteínas para crianças atletas

              Estudos comprovam que consumir whey protein é eficaz em combate e tratamento de várias doenças.

              Por se tratar de um alimento completo com alto valor biológico, esse suplemento atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

              Como o gasto energético durante um exercício físico é bem alto, o uso de proteínas como o Whey Potein é considerável .

              Porém com um equilíbrio sempre acompanhado por pais ou responsáveis mantendo sempre uma alimentação saudável e apenas complementando com o a proteína do soro do leite.

              A nutricionista Geógia Bachi se coloca a favor da inserção do soro do leite na alimentação das crianças.

              A sua dica para inserir o suplemento na alimentação dos baixinhos é substituir o achocolatado pelo whey protein sabor chocolate, na mesma proporção ou também fazer a substituição de biscoitos recheados por barras protéicas agregando mais nutrientes.

              Procure sempre um nutricionista para que não haja riscos a saúde das crianças. Assim, as crianças crescem com uma saúde física, emocional e nutricional adequada.

               

                22.03.2018

                Postado em Proteína

                whey protein isolada

                O Whey Protein Isolada é uma proteína extraída do soro do leite que carrega apenas a concentração do nutriente sem os indesejados carboidratos e açucares.

                Whey Protein Isolada serve para emagrecer?

                Em sua maioria o Whey Protein Isolada chega ate 95% de proteína. Por isso é uma ótima opção para emagrecimento e definição muscular, devido ao baixo teor de carboidratos e gordura.

                Quem pode consumir Whey Protein Isolado?

                Este produto é indicado principalmente para atletas profissionais e pessoas que desejam adquirir um nível muscular com o máximo de definição possível.

                Vantagens do Whey Protein Isolado

                • O Whey Protein Isolado apresenta apenas proteínas, sem lactose sendo indicado para aqueles que possuem intolerância a lactose;
                • Absorção rápida;
                • Definição Muscular.

                Dicas de Consumo

                O Whey Protein Isolado pode ser consumido até duas vezes ao dia, 30 minutos antes e 30 minutos depois dos treinos. Antes dos treinos para o usuário ganhar mais energia para realizar os exercícios e depois dos treinos para recuperar a musculatura.

                O Whey pode ser consumido com água ou leite dependendo do gosto de cada pessoa. Já a quantidade certa depende da necessidade energética do atleta e da intensidade dos treinos.

                Ao Acordar:

                Ao acordar é indicado fazer um shake Whey Protein Isolado e ser consumido junto a um carboidrato, de preferência um pão integral.

                Após Malhar:

                Logo após malhar faça um shake com Whey Protein Isolado e carboidratos simples como as frutas e o mel. Esses carboidratos irão fazer com que a absorção do Whey seja mais rápida melhorando os resultados. Assim sua nutrição pós-treino será melhor, transformando cada gota de suor em resultado.

                Contra Indicação do Whey Protein Isolado

                As contra indicações são bastante simples, você deve se certificar se não sofre doença nenhuma ligada aos nutrientes. Esses produtos apresentam substâncias como aromatizantes artificiais. Mas caso você esteja em dia com a saúde, não terá problemas alguma ao consumir este produto.

                Gostou da dica? Continue nos acompanhando e fique por dentro do universo dos suplementos!

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